quarta-feira, 23 de maio de 2012


Aqui está, finalmente, o trailer para o nosso documentário "Por detrás das Câmaras". Espero que gostem e que comentem!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Sinopse de "Por detrás das Câmaras"

Sinopse de "Por detrás das Câmaras"

"Por detrás das Câmaras" é um documentário que nos mostra o trabalho que existe por detrás da realização de uma reportagem. Quais as preocupações que se tem antes e durante as gravações? Que preocupações se deve tomar quanto ao guião e aos planos usados? 

Um documentário realizado por Ana Filipa e Catarina Inácio com a colaboração da equipa do Curto Circuito. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Alteração de planos!

Devido a alguns imprevistos com os novos horários de Verão da SIC, eu e a minha colega Catarina tivemos de alterar o nosso trabalho.
No dia 28 de Abril, eu e a Catarina acompanhamos o meu tio Pedro (que trabalha como cameraman de exterior para a equipa da SIC Radical) e com a sua colega de trabalho e entrevistadora, Tânia Gaspar ao Parque de Campismo do Monsanto para termos a oportunidade de gravar a equipa da SIC Radical em ação.

As condições não começaram por ser as melhores...chegamos ao parque por volta das 09:00h e trovejava e chovia torrencialmente, mas passado alguns minutos aguardados dentro do carro o tempo parecia finalmente ter melhorado e o resto da equipa tinha chegado.

Tivemos a oportunidade de estar novamente ao lado da equipa do Curto Circuito (eu e a Catarina já tínhamos visitado os estúdios da SIC) e de acompanha-los numa manhã divertidíssima, enquanto que nós realizávamos o nosso trabalho e eles jogavam paintball contra espectadores (que foram selecionados após terem enviado para o Curto Circuito a melhor declaração de guerra) do programa.

O nosso vídeo conta com uma introdução de Pedro Carinhas (o meu tio) e de Tânia Gaspar que explicam o que irá acontecer durante a manhã passada no Parque de Campismo de Monsanto. No final do vídeo também estará presente uma conclusão onde novamente, Pedro e Tânia explicam o que acontece após as filmagens e como são tratadas as entrevistas e imagens nos estúdios da SIC.






segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fases de "Por detrás das Câmaras"

Após muitas conversações, eu e a minha colega de grupo Catarina, decidimos criar um guião com as diferentes fases do nosso trabalho "Por detrás das Câmaras". Nomeadamente, as diferentes salas onde atores, realizadores, público e a equipa técnica passam o seu dia-a-dia.

Estas são as salas onde vamos gravar (pela seguinte ordem):

  • Sala de Redação;
  • Camarins/ Guarda-roupa;
  • Sala de maquilhagem;
  • Estúdios de gravação;
  • Sala de comando de imagem e som;
  • Cafetaria. 

Poderão de futuro surgir, enquanto estivemos a gravar o nosso trabalho, outras salas e departamentos. 



terça-feira, 17 de abril de 2012

"Por detrás das Câmaras"

Decidi criar um grupo com a Catarina Inácio. O nosso grupo tem como objectivo realizar um documentário intitulado "Por detrás das Câmaras". Com este documentário pretendemos mostrar o que acontece num estúdio de televisão, nomeadamente, os estúdios da SIC.

Esta não foi a nossa primeira ideia. No inicio, eu e a Catarina estávamos inclinadas para a criação de um trailer feito por nós. A nossa ideia centrou-se num documentário sobre a rotina que as pessoas passam quando apanham o metropolitano.

Escolhemos o "Por detrás das Câmaras" pois achamos o tema mais interessante e porque maioria das pessoas não sabe nem nunca entrou num estúdio de gravação, e com este documentário vamos tentar inseri-las nesse espaço.